quarta-feira, novembro 26, 2008

Comitê de Emergência apresenta balanço - Volta de agua, luz, desabrigados, ajuda, ...

Comitê de Emergência apresenta balanço

O prefeito João Paulo Kleinübing concedeu, às 9h30 desta quarta-feira, 26, uma entrevista coletiva na qual apresentou um balanço do município que está em situação de calamidade pública desde o último domingo, 23 de novembro. Na oportunidade, o prefeito foi acompanhado de várias autoridades civis e militares que formam o Comitê de Emergência e estão dando apoio nos serviços de socorro às vítimas e restabelecimento da infra-estrutura pública. Estiveram na coletiva representantes do Exército, Bombeiros, polícias militar e civil, defesa civil, autoridades de saúde, obras e serviços urbanos, assistência social, abastecimento de água, transporte coletivo e energia elétrica. 

Segue o balanço da situação atual: 


Assistência Social 


4.500 pessoas atendidas em abrigos 

Organização e estruturação da logística dos abrigos 

Recebimento e encaminhamento de doações 

Atendimento de famílias através de técnicos da Semascri. 

Necessidades / Doações 

Colchões 

Edredons / Cobertores 

Alimentos não perecíveis / preferencialmente em forma de cesta básica, com material de higiene pessoal. 

Leite especial NAN 

Leite normal 

Fraldas 

Velas 

* Não temos estrutura para buscar doações pequenas.


Doações 


25 Toneladas de alimentos entregues 

Aberta mais uma conta corrente para receber doações em dinheiro para ajudar flagelados 

Quem quiser solidarizar-se com as vítimas da calamidade que atingiu milhares de pessoas no município, pode utilizar mais uma conta corrente, ativada no Bradesco para o recebimento de donativos em dinheiro. 
Esta é a quarta agência acionada na cidade, as outras são Besc, Banco do Brasil e Caixa Econômica. 
As famílias que foram atingidas estão alojadas em 54 abrigos espalhados pelos bairros de Blumenau. 

As doações para Blumenau podem ser feitas: 

1) Em dinheiro: 

A) BESC 
Agência: 003-5 
C/C: 400.000-3 

B) Banco do Brasil 
Agência: 0095-7 
C/C: 400.000-5 
(PMB – Calamidade Pública) 

C) Caixa Econômica Federal 
Agência: 0411 
C/C: 80.000-0 

D) Bradesco 
Agência: 0333-6 
C/C 2020-6 

2) Alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, colchões, água e fraldas descartáveis: 

Fundação Pró-Família 
Rua Itapiranga, 368, atrás do Galegão 


Defesa Civil 


- Apoio às forças e secretarias envolvidas. 
- atendimento em 8 (oito) linhas do telefone de emergência 199. 
- Média de atendimento de 18 mil ligações para o 199 por dia. 
- Organização dos Abrigos – 48 Abrigos com 4mil pessoas no total. 
- 8mil organização das comunidades afetadas nos últimos 4 (quatro) dias. 
- Vistoria de emergência – 480 nos últimos 4 dias. 

Defesa Civil pede para a comunidade: 
- Colaborar nas limpezas de pequena monta. 
- Escolher uma pessoa da área afetada para ser o contato com a Prefeitura. 


Saúde 

Velha Telefones da Área da Saúde 

Afonso Balsini Voluntários 
Pedro P. M 9983-7355. 
Valter 
Áurea Doações/Semascri 
João C. K 9604-7726 
Evanilde 
Adelina Solicitações na área da saúde 
Estanislau Schaet 99834699 
Arão Rebello I e II 

Itoupavas 

Ângelo Caetano – Dr. Ernani 
Roberto 
Caic Willian 
Alfredo 
Martin Vollles – Dra. Marisa 
AG. Itoupavas - Dra. Raquel 
AG. Garcia 
AG. Badenfurt 
AG. Centro + AG. Velha + AG. Escola Agrícola + Policlínica + Amb. Furb + Amb 23° Batalhão 
Rubens 
Pedro M 

Fortaleza 

Gustavo Tribess – Dr. Mário + enfermeiros 
Hesso Muller – Dra. Josiane + enfermeiros 
Orlando Margarida – Dra. Valéria + enfermeiros 
Germano Puff – Dr. Celso + enfermeiros 
Zebert Kraupp – Dr. Edson + enfermeiros 

Garcia 

Wilson Santhiago – Dra. Roberta 
Maria Baungarten – Dra. Daniela 
Frei João Maria – Dr. Daniel 
Abrigo ao lado Benedito C. Rocha 
Exército – Dra. Simone 

Badenfurt / Itoupavas 

Armando Odebrecht 
Geraldo S. S 
Piva II 
Piva I 
Tereza Lesco 

Samae 

BALANÇO DE AÇÕES – 48 HORAS 

1 – Montagem de frota com 25 caminhões pipa até a tarde de terça-feira, com colaboração de: 
Joinville – 6 
Navegantes – 1 
Rio do Sul – 1 
Jaraguá do Sul – 2 
Chapecó – 1 
Lages – 1 
Curitibanos – 1 
Pato Branco – 3 
Apiúna – 2 
São Lucas – 3 
Ramos – 1 
Vila Itoupava – 1 
Samae Blumenau – 2 
Água cedida pela Pacífico Sul, São Lucas, Uniasselvi, Casan de Indaial, Timbó e SAMAE de Blumenau para abastecimento emergencial de hospitais, abrigos e população. 

ETAS, POR ORDEM DE ATIVAÇÃO 
2 – ETA IV da Vila Itoupava ativada na terça-feira a tarde, com gerador cedido pela CELESC, com priorização do Hospital da Vila e abastecimento sendo ampliado gradualmente. 

3 – ETA I – PONTA AGUDA – Acessos liberados e energia restabelecida. Uma bomba dosadora de sulfato está sendo substituída e a ETA deve funcionar no decorrer do dia de hoje, abastecendo inicialmente o Hospital Santo Antonio e Ponta Aguda, gradualmente. 

4 – ETA II – CENTRO, FORTALEZA, ITOUPAVAS, VELHA VILA NOVA. Com auxílio de 11 caçambas, 1 trator de esteira, 1 escavadeira hidráulica, 1 guindaste e 40 horas de trabalho ininterrupto, foi realizado o enrocamento com mais de 1000 metros cúbicos de rocha e os trabalhos de recomposição da adutora estão adiantados. A expectativa é de sexta-feira mantida, para fornecimento gradual. 

5 – ETA III – GARCIA, GLÓRIA E PROGRESSO Samae conseguiu contato com ETA III que teve sua represa e seus canais de captação assorreados. No dia de hoje, quarta-feira, devem iniciar os trabalhos com a escavadeira que se encontrava no bairro Progresso antes das chuvas, de modo que quando a eletricidade chegue, a ETA esteja pronta para produzir. 

6 – Até a ETA III voltar a produção, o SAMAE instalará caixas de 20.000 litros para os abrigos montados pela Defesa Civil, nos bairros Garcia, Glória e Progresso, conforme o avanço da liberação das barreiras. 

7 – Foi montado sistema de abastecimento das bombonas de 20.000 litros, para serem enviadas via helicóptero, jipes e motos para locais de difícil acesso, no abrigo da Pró-Família. 
8 – Redes que apresentaram problemas de rompimento devido a deslizamentos estão sendo consertadas. 

9 – O lixo está sendo recolhido nos hospitais e abrigos. A coleta será ampliada gradativamente conforme os coletores se apresentem para o serviço e conforme os acessos forem sendo liberados. 

Ramiro Nilson – Diretor de Operações 
Marcelo Torresani – Diretor Técnico 


Obras e serviços urbanos


A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos possui hoje 52 equipes de trabalho e aproximadamente 200 equipamentos trabalhando. 

Trabalha com a equipe operários bombeiros no resgate das vítimas dos soterramentos. 

Atua na desobstrução das principais vias públicas da cidade viabilizando os transportes de alimentos, medicamentos, água aos necessitados e normalização dos transportes coletivos. 

Trabalha em parceria com a Celesc para normalizar o fornecimento de energia na cidade. 

Nesta quarta-feira, estamos intensificando os serviços na área do Garcia, atuando na rua Progresso, Julio Heiden, Hermann Huscher, Eng. Odebrecht. 

Nas outras áreas estamos atuando na Arnoldo Beck, Botuverá, Silvano Cândido, Bruno Hering, Hermann Hering, rua Araranguá e Via Expressa. 

Em várias regiões da cidade estamos iniciando os serviços nas ruas secundárias. 

Junto ao Exército, estamos viabilizando a transposição das partes afetadas na cidade. 

Estamos atuando do início da manhã até o escurecer. 

Priorizando também o acesso as antenas de rádio e televisão. 

Solicitamos encarecidamente para os moradores deixarem as pistas (ruas) livres para podermos trabalhar com segurança e rapidez. 

Agradecer as cidades e empresas que estão colaborando com máquinas. Exemplo: Prefeitura Municipal de Ituporanga, Pouso Redondo, Xaxim e Rio do Sul, etc... 


Transporte coletivo urbano (Seterb) 


3ª Feira: 25/11: 
30% de frota de ônibus entrou em circulação. 
Horário: das 6h às 20h. 

4ª Feira: 26/11: 
40% da frota de ônibus entrou em circulação. 
Horário: das 6h às 20h. 

Terminais em atividades: Aterro e Velha. 

Terminais desativados: Fortaleza, Proeb, Fonte e Garcia. 

Celesc 

25% da cidade ainda está sem energia e até domingo 95% da cidade já terá energia elétrica. Os outros 5% são em regiões onde a rede precisa ser reconstruída. 

Exército (PARTE TERRESTRE) 


71 militares de fora de Blumenau atuando na cidade 
44 em Itajaí 
São militares da aviação do Exército, de dois batalhões Logísticos de Curitiba, do Regimento de Carros de Combate de Rio Negro e do Batalhão de Engenharia de Combate de Porto União (SC) 

533 militares apoiando a Defesa Civil do 23º BI. 
Desses, 140 estão nos abrigos 
31 militares não contatados (são de áreas isoladas ou de fora de Blumenau) 

Viaturas: 
20 de grande capacidade (20 t) 
16 botes de alum´pinio 
2 botes pneumáticos 
120 coletes salva-vidas 
1 ponte de painel Bailey (passadeira) 

Missões terrestres: 
19 missões terrestres de transporte ou resgate de vítimas 
13 missões de transporte de alimentos, medicamentos e água 

Resgate de 20 pessoas em cima dos telhados das casas na rua Emílio Tallmann, na madrugada de dominfo para segunda. 


Bombeiros 

EFETIVO 
Quantidade de BBMM empregados: 50 por dia 
Quantidade de Bombeiros Comunitários: 25 por dia 
Voluntários: 15 por dia 
Equipes de busca com cães: 02 (*) 
(*) Equipe: 05 BBMM + 01 cão. 

VIATURAS e EQUIPAMENTOS 
Viaturas: 32 
Canoas: 30 canoas de madeira 
Botes infláveis com motor de popa: 02 unidades 
Barco de alumínio com motor popa: 01 unidade 
Retro escavadeiras: 05 unidades 
Moto-serra: 10 unidades. 

COMUNICAÇÃO 
Rádios HT: 35 unidades 
Rádios fixos: 04 unidades 
Telefones celulares: 10 unidades 

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS: Média de 198 ocorrências diárias 
Principais tipos de ocorrências atendidas: 
- Resgate de pessoas com embarcações, 
- Busca e resgate em deslizamentos; 
- Ações de retirada de pessoas sem locais de risco; 
- Atendimento a feridos e encaminhamento à hospitais; 
- Combate a incêndios residências; 
- Abastecimento de água a órgãos públicos e abrigos; 
- Vistorias e avaliação de locais de risco. 

VÍTIMAS FATAIS CONFIRMADAS ATÉ O MOMENTO: 21 pessoas 

SITUAÇÃO ATUAL DA SEDE DO 3º BBM 
- Toda estrutura funcionando no pavimento superior; 
- Hospital de campanha com 7 leitos instalado na garagem; 
- Providenciado heliponto nos fundos do Batalhão; 
- Instalação de mapa para emprego do efetivo; 
- Limpezas e faxinas efetuadas pelo efetivo de serviço. 


Polícia Militar 

Apoio Logístico Enchente: 

Orgânico Reforço Total 
Chapecó 72 
Efetivo 150 por dia Concórdia 42 
S. Miguel D´Oeste 60 

Helicóptero 1 
Operacional 20 
Viaturas Administrativo 6 
Velado 2 
Polícia Ambiental 3 

Gerador Elétrico 1 
Estação de Rádio Fixo 1 
Colchões 135 
Lanternas 40 
Fações 30 
Lona Plástica 100m 
Equipamentos Rádio HT Sistema VHS 50 
Capas de chuva descartáveis 140 
Tonfa 100 
Agua Potável(bombonas) 20 
Botes de metal 2 
Fonte e Central de Rádio HT 1 


Polícia Civil 


Sábado – (02) duas equipes. Socorro à população 

Domingo – Apenas (01) uma equipe funcionou à noite toda na Zona Norte – Delegacias fechadas 

Segunda – Delegacia móvel em Gaspar 
(01) um caminhão e (01) um ônibus em Blumenau; 
(74) setenta e quatro policiais civis; 
À tarde helicóptero; 
À noite (08) oito equipes de ronda. 

Terça – (70) setenta Policiais Civis; 
Guarda em (06) seis abrigos; 
(07) sete equipes de ronda. 


Organizou postos para coleta de donativos: 

Florianópolis: Acadepol. 
DRP Lages 
DRP Criciúma 
DRP Chapecó



Repórter: Equipe Secom

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