Oracle Linux 8.x - Recuperar senha de root


Montei um servidor Dual Xeon para virtualização de vários S.O. visto que meu notebook não tem capacidade para instalar o que preciso para meus estudos e testes.

Neste servidor esta instalado Debian Linux, qemu, virt, libvirt e virsh para virtualização.

Em meu notebook tenho o Virt-manager para acessar, criar e gerenciar minhas máquinas virtuais.

Agora entrando ao assunto do tópico, criei uma maquina virtual para instalar o ORACLE Linux 8.x, digitei a senha de root, mas quando reiniciei o S.O. não me atentei que configurei teclado U.S. nesta maquina e meu notebook tem teclado Suiço, ou seja, o que pensei ter digitado não ocorreu.

Para alterar a senha de root você precisa de acesso físico ao servidor, caso seja virtualizado não tem necessidade.

- Iniciei o S.O.

- No menu onde você seleciona o kernel, digite "e", para editar. 


- Ao final da penúltima linha linha, digite espaço e adicione o comando "rd.break"


- Digite CRTL+X, segue abaixo onde o sistema para o processo de boot:


- Agora digite os comandos abaixo e conforme a tela para montar a partição necessária para executar o para alterar a senha:

# mount -o remount,rw /sysroot
# chroot sysroot


- Agora altere a senha e reinicie:

# passwd
# exit
# logout



Espero ter ajudado.


#oraclelinux #linux #password #recoverypassword 

Comentários

Postagens mais visitadas